Fotógrafo de casamento | Mauro Capozzi

Fotógrafo de casamento

Fotógrafo de casamento - 1

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer pessoa. Quando o casal deseja oficializar a união, registrar o momento é algo realmente importante, não somente para o “agora”, mas sobretudo, para o futuro.

Dentro dos segmentos da fotografia, o de fotografia de casamento é aquele que costuma trazer mais encanto e gerar para o futuro casal e as gerações vindouras um tesouro valioso das sensações vividas naquele dia.

Esta é uma das razões por que contratar um fotógrafo profissional é tão importante. A escolha deve ser feita com o mesmo cuidado que os noivos terão com detalhes como: local, decoração, roupas entre outras coisas.

No dia do casamento a atmosfera é tomada por uma mistura de sentimentos que envolve os noivos e convidados. São tantas coisas acontecendo, que a preocupação dos noivos deveria ser exclusivamente CURTIR o momento, sem se preocupar com mais nada. Nesta hora, contar com o trabalho de um fotógrafo profissional, que está lá para fazer a cobertura fotográfica vai fazer uma grande diferença

De forma geral, muitas dúvidas rodeiam o tema e os noivos costumam questionar:
- Por que contratar um fotografo profissional?
- Será que esse dinheiro não poderia ser investido em outra necessidade que o evento pede?
- Talvez um amigo possa fazer esse trabalho bem e será muito mais econômico...

Essas são as dúvidas mais habituais, legitimas e compreensíveis, pois somente quem conhece bem o trabalho de fotografia é capaz de compreender sua importância e diferencial.

POR QUE CONTRATAR UM FOTOGRAFO PARA O CASAMENTO?

Certamente haverá muitos amigos com celulares em punho registrando o casamento com muitas fotos e algumas, realmente, surpreenderão, ficando realmente bacanas. Contudo, o registro feito pelo fotógrafo profissional será mais completo e consistente.

Não se pode esquecer que os convidados estarão presentes no intuito de prestigiar o evento e se divertir e não para fotografar. 

Outro ponto fundamental a se destacar é o vínculo profissional – entre os noivos e o fotografo – que estará lá prestando um serviço pré-acordado. Isso dá ao casal segurança e tranquilidade para fazer eventuais cobranças, caso algo esteja fora do que foi combinado.

Ao deixar a fotografia a cargo de um amigo ou familiar, não haverá uma situação confortável para que se possa fazer cobranças posteriores.

Confiar o serviço a uma pessoa especializada em fotografar casamento evitará que pequenas falhas aconteçam. Um fotógrafo experiente está treinado para ver os detalhes e captar os momentos que irão acontecer ao longo do dia. 

É alguém que tem os equipamentos necessários para realização do trabalho, que está constantemente se atualizando sobre as melhores maneiras de fazer o registro de um casamento. 

Contratar um fotógrafo, assim como acontece com outros profissionais, tem a ver com ter uma pessoa para prestar um serviço, com um processo de trabalho definido e que garanta a entrega de um trabalho completo, que consiga contar a história do que aconteceu numa sequência de fotos. 

COMO CONTRATAR FOTÓGRAFO PARA CASAMENTO?

A premissa para contratação de qualquer serviço, independente da área, é ter segurança de que o serviço contratado será realizado conforme o combinado. 

A regra é simples: o contrato deve conter todos os serviços e expectativas, ou seja, quanto mais explícito estiver o que cada parte terá que cumprir enquanto durar o vínculo do trabalho, melhor.

Pode parecer um tanto burocrático, mas tenha em mente que o contrato que evitará divergências entre o que foi dito e não ficou descrito. É uma garantia para ambos os lados do que pode esperar em relação ao serviço de forma a evitar aborrecimentos. 

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO DE CASAMENTO?

Na busca por um fotógrafo, muitos noivos, costuma resumir a escolha a único critério: preço. Quando, na realidade, é preciso estar atento a outros fatores.

Experiência em realizar casamento é um dos fatores fundamentais para realizar um trabalho de qualidade. A fotografia é uma área muito ampla e fotógrafos geralmente tem mais afinidade ou preferem trabalhar em uma área em específico.

Um profissional especialista em fotografias de paisagens, certamente não terá a mesma expertise para fotografar esportes. Um fotógrafo especializado em publicidade, pode não gostar de fotografar eventos. 

Fotografar eventos, sobretudo casamentos, exige profissionais habituados á lidar com a dinâmica dos acontecimentos. O fotógrafo precisa estar sempre atento a gestos, expressões e aos detalhes dos noivos e convidados. Conhecer os melhores enquadramentos, momentos cruciais que não podem deixar de serem registrados e principalmente saber lidar com os imprevistos mais comuns que costumam acontecer.

A escolha do fotógrafo está relacionada ao valor que você dá para ter um registro de qualidade do dia do seu casamento, sem que precise conviver com a frustração de que as lembranças do seu dia serem apenas fotos ruins.

O QUE PERGUNTAR AO FOTÓGRAFO DE CASAMENTO

Quando você está à frente de um projeto tão especial, que está totalmente ligado aos seus desejos e preferências pessoais, é mais do que necessário que se faça tudo com calma e cuidado.

É preciso avaliar as prioridades, encontrar os profissionais e avaliar as diferentes propostas de serviços disponíveis por cada tipo de profissional, para que possa encontrar o que você deseja sem se descuidar do orçamento disponível.

O melhor fotografo é aquele que você conhece o trabalho e confia, pois, isso é essencial para que os noivos possam estar tranquilos no dia do casamento.

Conhecer em detalhes a maneira como o profissional trabalha e suas qualificações são um ótimo começo. Para isso, nada como uma boa conversa, pois assim saberá se o perfil do fotografo está alinhado com o que você espera.

Conhecer o estilo fotográfico. Então é essencial, olhar o portfólio do fotógrafo, para que consiga visualizar e entender melhor o trabalho dele na prática.

Questões como exclusividade, alguns fotógrafos realizam apenas um casamento por final de semana, enquanto outros fotografam mais de um no mesmo dia.

De maneira geral, o contrato com o fotógrafo é feito através de um pacote em que estão inclusos todos os serviços que serão prestados relacionados a fotografia. Entenda cada serviço e se informe quanto ao tempo eles irão demandar. 

Questione como as fotos serão entregues: meio digital; álbum impresso; os dois juntos? As fotos serão entregues em alta resolução, com ou sem marca d’água? Serão entregues em CD, pen-drive, Galerias Digitais?

Imprevistos infelizmente acontecem. Como o fotógrafo trata o processo de back-up? E se o fotógrafo não puder ir ao dia combinado? E se o equipamento falhar? A prevenção de problemas é um tema delicado, mas não pode deixar de ser conversado para proteger todo o investimento efetuado no casamento. 

Hoje em dia, outras questões, que não só a fotografia em si, precisam ser cuidadosamente verificadas, quando o assunto é evitar aborrecimentos, na hora de contratar um fotógrafo para o casamento.

QUANTO CUSTA CONTRATAR UM FOTÓGRAFO DE CASAMENTO

Para não complicar muito, vamos deixar de lado o tempo gastos com reuniões e conversas para fechar o contrato e vamos considerar dois momentos do trabalho de um fotógrafo. 

O primeiro momento, acontece no dia do casamento, em que dois fotógrafos gastam em média, cada um, cerca de 10 horas fazendo o registro do making of, cerimônia e festa. 

O outro momento, acontece depois do casamento, em que o fotógrafo vai organizar, selecionar e tratar as fotos para serem entregues ao casal. Esta parte é a mais trabalhosa do processo e chega a demorar cerca de dez vezes mais do que a quantidade de horas gastas no dia do casamento. 

Ao fazer as contas chega-se a cerca de 120 horas de trabalho para que o casal tenha o registro do seu casamento. Dividindo o valor cobrado pelo fotógrafo por 120, chega-se ao valor investido por hora com a fotografia. Faça um exercício, pegue qualquer outro serviço que você vai contratar para o dia do casamento, divida o valor pago, pela quantidade de horas. Você vai se surpreender com algum dos resultados.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail